sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A importância da utilização dos EPI’s e sua relação com a NR10

A utilização dos chamados EPI’s (equipamentos de proteção individual) são de extrema importância para a segurança de quem trabalha com a eletricidade. A NR10 define vários equipamentos de segurança e proteção contra a ação da eletricidade. Os equipamentos considerados essenciais pela NR10 e de uso geral são o capacete classe B, as luvas isolantes de borracha, os óculos com proteção anti UVA (Ultra Violeta A) e anti UVB (Ultra Violeta B), a vestimenta que tenha resistência ao arco elétrico e os calçados com sola de borracha. 



Existem também outros equipamentos de segurança definidos pela NR10 que são de uso específico, que são aplicados dependendo da atividade que será desenvolvida como por exemplo o cinto de segurança (para trabalhos em altura), máscaras (para trabalhos em espaços restitos/confinados), luvas de cobertura entre outros.

Os calçados de segurança elétrica aconselhados para a utilização em trabalhos com a eletricidade são regulamentados e certificados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) através da emissão de um Certificado de Aprovação (CA). Existem também os calçados dotados de uma biqueira de aço que possuem dupla proteção, ou seja, protegem contra os danos elétricos e contra os danos mecânicos (quedas de objetos sobre os dedos).



Fonte: Curso NR10

Nenhum comentário:

Postar um comentário